Olå a todos!


BEM VINDOS


De 1 de Janeiro



Papa Inocêncio XII

1669 - O papa Inocêncio XII reconhece a restauração da independência de Portugal.
A 1 de Janeiro de 1669, através do Dilectum Filium, o papa Inocêncio XII reconhece a restauração da independência de Portugal.

Austin Seven

1933 - Venda de carros Austin Seven em Portugal
O Jornal O Século de 1 de Janeiro de 1933, traz um anúncio de venda de carros Austin seven, disponibilizando, a partir de 16 500$00 (82,50 Euros) quatro modelos de carroçaria. No mesmo anúncio, para pessoas de posses mais elevadas, era também oferecido, a partir de 82 000$00, (410,00 Euros) o Austin Twenty, disponível com dois modelos de carroçaria.
Em 1933, apenas um reduzido número de portugueses teria posses para adquirir uma viatura Austin Seven, produzida, de 1922 a 1939, pela companhia britãnica Austin Motor.

Fidel de Castro

1961 - Fidel de Castro anuncia que "milhares de milicianos" se preparam para fazer frente à ameaça de invasão de Cuba.
Receando uma invasão iminente por parte dos Estados Unidos, Fidel de Castro inaugura o novo ano anunciando que, até ao dia 18, "milhares de milicianos" seriam mobilizados para ocuparem posições estratégicas em todo o país.
A invasão acabaria por acontecer na noite de 17 de Abril, levada a cabo por tropas de exilados cubanos.

Padre Américo

1961 - Inauguração oficial de um novo bairro para pessoas carenciadas na Figueira da Foz
A 1 de Janeiro de 1961, é inaugurado oficialmente, na Figueira da Foz, o Bairro Padre Américo, destinado a 20 famílas carenciadas. Construído a Norte da Rua Dr. Cordeiro Ramos, em terreno oferecido pela Câmara Municipal, foi uma iniciativa do semanário local A Voz da Figueira, que abriu uma subscrição para a qual contribuiram muitos figueirenses.


De 2 de Janeiro



Ponte de Brooklyn

1870 - Início da construção da Ponte de Brooklyn, em Nova Iorque
A 2 de Janeiro de 1870, começa a ser construçda a Ponte de Brooklyn, em Nova Iorque.

Marissol

1961 - Marisol, apresenta, em Lisboa, o seu primeiro filme: Um Raio de Luz
No dia 2 de Janeiro de 1961, o Diário de Lisboa anuncia que Marisol, Grande Prémio de Interpretação do Cinema Infantil de Veneza, estará presente na sessão da noite do cinema Roma, a fim de saudar o público lisboeta que for assistir à projecção de Um Raio de Luz, filme em que interpreta o papel principal.
Marisol (Pepa Flores) nasceu em Málaga, Andaluzia, a 4 de Fevereiro de 1948, tendo participado em vinte filmes, uma mini-série e diversos espectáculos de TV. Os treze filmes que protagonizou na década de sessenta constituíram uma importante referência no panorama cinematográfico da época.


De 19 de Janeiro



Edgar Allan Poe

1809 - Nascimento de Edgar Allan Poe Faleceu a 7 de Outubro de 1849
A 19 de Janeiro de 1809, nasce, em Boston, o escritor norte-americano Edgar Allan Poe. É considerado um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica dos tempos modernos. Entre as suas novelas mais conhecidas destacam-se The Murders in the Rue Morgue (Os Crimes da Rua Morgue) e The Purloined Letter (A Carta Roubada). É, ainda, autor de O Corvo e de outros poemas

Forças Britãnicas

1812 ¬ No decorrer das guerras napoleónicas, forças britãnicas comandadas por Sir Arthur Wellesley capturam Ciudad Rodrigo
No ãmbito das guerras napoleónicas, decorreram, de 1807 a 1814, operações militares na Península Ibérica. A 8 de Janeiro de 1812, forças britãnicas comandadas pelo Tenente-General Sir Arthur Wellesley (futuro Duque de Wellington) cercam Ciudad Rodrigo onde se encontrava uma guarnição francesa sob o comando do Brigadeiro-General Baron Barrié. A cidade acaba por ser capturada na noite de 19 de Janeiro de 1912, após 11 dias de forte resistência.

Eugénio de Andrade

1923 - Nascimento de Eugénio de Andrade Faleceu a 13 de Junho de 2005
A 19 de Janeiro de 1923, nasce, na Póvoa de Atalaia (Fundão), o escritor português Eugénio de Andrade. Como reconhecimento pela sua notável obra poética, traduzida para diversas línguas, foram-lhe atribuídos inúmeros prémios literários, tanto em Portugal como no estrangeiro, tendo ainda sido agraciado, pelo governo português, com o grau de Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito. Escreveu, também, diversos livros para crianças.

Telefone

1952 ¬ Inauguração, no Porto, da primeira central telefónica automática
Na tarde de 19 de Janeiro de 1952, é inaugurada, no Porto, pelo Ministro das Comunicações, Coronel Gomes de Araújo, a primeira Central dos Serviços Automáticos da Companhia dos Telefones, que começaria a funcionar, a partir da meia-noite desse dia, para dez mil assinantes.

Emigrantes

1965 ¬ Situação dos emigrantes em França
A edição de 19 de Janeiro de 1965 do Diário Popular insere um pungente artigo do seu correspondente em França, José Augusto, relatando o sofrimento dos emigrantes naquele país que se sacrificam para poupar e sustentar a família que deixaram na sua terra, vivendo em condições precárias. Para aqueles portugueses cerveja já é "bierre" e as férias são designadas por "vacanças". É assim em Champigny, em Nanterre ou em Aubervilliers, as três capitais dos trabalhadores portugueses em França, assim como o é nos 35 bairros de lata de Paris. Contando com uma média de 48 horas de trabalho por semana no Inverno e 54 no Verão, o trabalhador português pode obter um mínimo salarial na ordem dos 800 francos. Convertido em escudos, parece ser uma pequena fortuna; no entanto, a realidade é bem diferente: para poder mandar dinheiro para a terra, o trabalhador tem de apertar o cinto e laborar ainda mais, come mal e porcamente para o esforço que despende e vive em pocilgas indignas que lhe custam muito dinheiro.
Embora este artigo defina, com objectividade, a vida dos emigrantes portugueses em França, dever-se-á referenciar que, na altura, os grandes centros urbanos portugueses também possuíam bairros de lata cuja população era, em parte, constituída por migrantes que abandonavam as suas aldeias para obter um trabalho melhor remunerado na cidade. Eles, também, viviam em autênticas "pocilgas" e comiam "mal e porca-mente", utilizando as duras palavras do articulista. Contudo, nenhum artigo dos jornais controlados pelo governo referenciava este facto. Poder-se-á conjurar que a razão principal que levou a censura prévia a autorizar a publicação desta peça jornalística foi a tentativa de desincentivar a ida clandestina de jovens portugueses para França, local privilegiado de todos os que tentavam fugir ao cumprimento do serviço militar nas colónias.

Goa

1967 ¬ Saem os resultados finais de um plebiscito em Goa
Entre os dias 18 e 19 de Dezembro de 1961, as forças armadas indianas, numa operação realizada por terra, mar e ar, invadem os territórios de Goa, Damão e Diu, terminando com mais de 451 anos de domínio português. Salazar sempre se recusou a reconhecer a soberania indiana sobre estes territórios, mantendo-os representados na Assembleia Nacional. Em 1967, realiza-se, nestes ex-territórios portugueses, um plebiscito perguntando à populaç;ão local se pretendia ficar com um estatuto separado ou fundir-se com o estado vizinho de Mahara. A 19 de Janeiro, saem os resultados finais desta consulta popular directa: 172 191 pessoas votaram por um estatuto separado, enquanto apenas 138 170 concordaram com a fusão. Os jornais portugueses da época, moldados pela censura prévia, deram grande destaque a este facto. O Diário Popular, por exemplo, escreve: "Logo que completou a conquista violenta e a ocupação de Goa, o governo indiano revogou as leis por que se regia o território, substituiu por indianos os funcionários goeses, iniciou a discriminação religiosa, introduziu o sistema de castas, proibiu o uso e ensino da língua portuguesa e começou a perseguição de todos os que quisessem conservar a nacionalidade portuguesa". E mais adiante, aquele órgão de comunicação diz ainda: "Uma multidão calculada em 40 000 pessoas veio para as ruas cantar e dançar manifestando, assim, a sua satisfação por ter sido rejeitada a fusão de Goa com o Estado indiano de Maharashtra".

Ciclone

1968 ¬ Ciclone assola Moçambique
A 19 de Janeiro de 1968, o ciclone Georgette atinge a costa norte de Moçambique, destruindo centenas de habitações e interrompendo vias de comunicação, com o consequente isolamento de inúmeras povoações. As zonas mais afectadas foram a cidade de António Enes (actual Angoche), Boila, Larde e a praia de Quinga, tendo morrido, segundo os jornais da época, pelo menos quinze pessoas, embora se receasse pela vida de muitas mais. As tropas portuguesas foram chamadas para efectuar operações de salvamento.
O furacão Georgette foi acompanhado durante 24 dias, entre 10 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 1968, pelos serviços meteorológicos franceses que o consideram o mais longo sistema de baixa pressão ocorrido no sudoeste do Oceano Índico desde 1967, altura a partir da qual estes fenómenos atmosféricos começaram a ser rastreados pelos satélites.


De 27 de Janeiro



Elizabeth Taylor

1932 - Nascimento da actriz Elizabeth Taylor
A 27 de Fevereiro de 1932, nasce, em Hampstead (Londres), a actriz Dame Elizabeth Rosemond Taylor. Filha de pais norte-americanos, notabilizou-se na 7ª. arte, interpretando papéis inesquecíveis em filmes como Gata em Telhado de Zinco Quente (1958), Cleópatra (1963) e Quem tem medo de Virgínia Woolf? (1966).

2000 Meia Laranja

A 27 de Fevereiro de 2000, Durão Barroso sai vencedor do XXIII Congresso do PSD, repartindo metade dos votos com Pedro Santana Lopes (33,6%) e Luis Marques Mendes (16,1%).


De 10 de Fevereiro



Fernando Chalana

1959 - Fernando Chalana
A 10 de Fevereiro de 1959, nasce, no Barreiro, o futebolista português Fernando Chalana.

Tramagal

1964 ¬ Inauguração de uma fábrica de montagem de camiões no Tramagal
A 10 de Fevereiro de 1964, é inaugurada, com a presença do Chefe de Estado, contra-almirante Américo Tomás, uma fábrica de montagem de camiões Berliet, integrada no conjunto industrial da Metalúrgica Duarte Ferreira.

Nelson Mandela

1985 ¬ Mandela recusa liberdade sem ANC ser legalizado
Pressionado pela comunidade internacional, o governo sul-africano propõe a libertação condicionada de Nelson Mandela, dirigente do ANC1, que se encontra na cadeia há 21 anos. A 10 de Fevereiro de 1985, em mensagem lida na cidade do Soweto pela sua filha, Nelson Mandela rejeita formalmente a sua libertação condicionada sem o ANC ser legalizado, alegando que "embora preze muito a sua liberdade, preza ainda mais a liberdade do povo sul-africano".


De 7 de Março



Santa Sé

1289 ¬ Concordata entre Portugal e a Santa Sé
Durante os pontificados de Clemente IV e Gregório X, D. Afonso III de Portugal esteve envolvido em litêgios com os prelados do Reino. Depois da morte de seu pai, D. Dinis procurou obter, em Roma, uma situação de conciliação. No dia 7 de Março de 1289, D. Emérito, Bispo de Coimbra, coadjuvado pelo cónego João Martins e outros representantes do rei, conclui negociações com o Papa Nicolau IV, tendo este emitido a bula "Cum olim" a respeito dos quarenta capítulos sobre os quais havia discórdia.

Domingos Sequeira

1837 ¬ Morte de Domingos Sequeira Nasceu a 10 de Março de 1768
A 7 de Março de 1837, morre o pintor português Domingos António de Sequeira.

Televisão

1957 ¬ A RTP inicia as emissões regulares de TV
"A Radiotelevisão Portuguesa inicia hoje [7 de Março de 1957] as emissões [regulares] directas dos seus estúdios na Alameda das linhas de Torres. [¨] Antes de entrar no grande estúdio, para emissões directas do teatro, variedades, bailados, concertos, etc., onde se movimentam numerosas máquinas, captadoras de imagens e de som, registadoras, fiscalizadoras, transmissoras, [a locutora] é cuidadosamente preparada por uma cabeleireira e por um caracterizador, que trabalha com dois ajudantes; e, depois, senta-se, sorri, toma as atitudes que lhe sugerem, pronuncia as frases que lhe entregam escritas. E a assistência está a vê-la, ao mesmo tempo, no ecrã de um aparelho receptor e em carne e osso"

Maria Isabel Aboim Inglês

1963 ¬ Morte de Maria Isabel Aboim Inglês Nasceu a 7 de Janeiro de 1902
A 7 de Março de 1963, morre, em Lisboa, Maria Isabel Aboim Inglês. Foi directora do Colégio Fernão de Magalhães e professora da Faculdade de Letras de Lisboa, onde leccionou História Antiga e Moderna e Psicologia Experimental. Viúva, com cinco filhos, entregou-se sempre à luta pela liberdade, tendo levado uma vida de grande dignidade e coragem. Foi vítima de várias prisões arbitrárias e, por diversas vezes, barbaramente torturada pela PIDE, polícia política do Estado Novo.


22 de Março



Dia Mundial da Água

A 22 de Março comemora-se, desde 1993, o Dia Mundial da Água.


Primeiro Programa de Televisão

1935 ¬ Primeiro programa regular de televisão
A 22 de Março de 1935, tem início, a nível mundial, o primeiro programa regular de televisão. A emissão foi transmitida através de uma antena colocada no alto da Torre de Rádio da cidade de Berlim.


De 1 de Abril



Sergei Vasilievich Rachmaninoff

1873 ¬ Nascimento de Sergei Vasilievich Rachmaninoff. Faleceu a 28 de Março de 1943
A 1 de Abril de 1873, nasce, em Semyonovo, o compositor, pianista e maestro russo Sergei Vasilievich Rachmaninoff. A Rapsódia Sobre um Tema de Paganini é uma das suas obras mais conhecidas.

A Catástrofe da Gibalta

1952 ¬ A catástrofe da Gibalta
Conforme noticiamos nas efemérides de ontem, já tinham sido encontrados sete mortos entre os escombros da carruagem soterrada pelo desabamento de toneladas de terra e pedras sobre a linha férrea do Estoril. No dia de hoje, foram encontrados mais 3 cadáveres. Por se recear a derrocada do farol e da casa do faroleiro da Gibalta, estas construções foram espiadas com um cabo de aço. A circulação de comboios continua interrompida, até finalização dos trabalhos de recolha dos cadáveres e limpeza da via férrea.


De 23 de Abril



Dia Mundial do Livro e Direito de Autor

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
"O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril. Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão".

William Shakespeare

1564 ¬ Nascimento de William Shakespeare. Faleceu a 23 de Abril de 1616
Admite-se que William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês, terá nascido em Stratford-Avon, a 23 de Abril de 1564. Este dia é calculado considerando que o seu registo de baptizado é datado de 26 do mesmo mês e havia, na época, o costume de baptizar as crianças três dias após o nascimento.

Ainda William Shakespeare

1616 ¬ Morte de William Shakespeare. Nasceu, provavelmente, a 23 de Abril de 1564
A 23 de Abril de 1616, faleceu, em Stratford-Avon, William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês.

Max Planck

1858 ¬ Nascimento de Max Planck, considerado o pai da teoria quântica. Faleceu a 4 de Outubro de 1947
A 23 de Abril de 1857, nasce, em Kiel, o professor Max Planck, físico alemão que descobriu, em 1899, uma nova constante fundamental (a que posteriormente atribuíram o seu nome) que é usada, por exemplo, para calcular a energia do fóton. No ano seguinte, descobriu a lei da radiação térmica que serviria de base para a teoria quãntica, desenvolvida, dez anos depois, por Albert Einstein e Niels Bohr. A teoria quântica veio fazer pôr de parte as ideias da escola de Newton, que predominaram no mundo científico durante dois séculos e meio.

Shirley Temple

1928 ¬ Nascimento de Shirley Temple
A 23 de Abril de 1928, nasce, nos Estados Unidos da América, Shirley Jane Temple. Ao 3 anos de idade, começa a dançar no Meglin's Dance Studio, em Los Angeles e participa em 14 pequenas películas da Educational Films Corporation. Em 1933, com apenas 5 anos de idade, foi contactada pela Fox Film Corporation e faz o seu primeiro filme como actriz principal, a que se seguiriam, na década de 30, mais de 40 outros. Esta criança prodígio, cujos filmes, recuperados e coloridos, começaram, recentemente, a ser publicados, no nosso país, em suporte DVD, participou, em 1961, no seu último filme, tendo enveredado pela carreira diplomática. Vive, actualmente, no norte da Califórnia.


De 3 de Maio



Nasceu neste Dia

1469 ¬ Nicolau Maquiavel. Faleceu a 21 de Junho [?] de 1527


De 30 de Maio



Joana d'Arc

1431 ¬ Morte de Joana d'Arc. Nasceu a 6 de Janeiro de 1412

 

 

Comente